E4 OU D4 ?


1.e4 ou 1.d4. Qual a melhor abertura?

Recentemente peguei emprestado de um amigo meu uma apostila impressa de um manual de Xadrez do autor Idel Becker. Estive lendo-a superficialmente a primeira instância até me deparar com a parte das aberturas, onde ele cita que uma das regras fundamentas dessa fase de jogo é abrir a partida com 1.P4R ou 1.P4D, pois ambas garantem inicialmente, uma pressão maior no domínio do centro.

Há muito tempo eu jogo inconsciente 1.e4 pois sempre me diziam que era o "melhor lance", e agora vendo a história desse lance, vejo que sua popularidade data de um tempo anterior ao ano 1500, enquanto que o 1.d4 é dito como um lance que apenas se popularizou nos últimos seculos (o que não deixa de ser bastante tempo!)

Vi uma entrevista da jogadora Judit Polgar onde perguntaram a ela qual lance dentre esses dois ela considerava melhor, e ela de prontidão respondeu que era 1.e4 , sem sombra de dúvidas.
Já o Kasparov, ao que vi parece que ele usava bastante o 1.d4, e essa abertura é  considerada por muitos como moderna.

1.e4 / P4R:
- Vantajoso por abrir passagem para o Bispo e Rainha, os fazendo exercer linhas de ataque no tabuleiro desde esse primeiro lance
- Desvantajoso pelo peão avançado estar sem proteção inicialmente
- Normalmente força as pretas a jogarem com um movimento simétrico, o que leva a uma partida aberta

1.d4/ P4D:
- Vantajoso pelo peão protegido pelo raio de ação da Rainha.
- Desvantajoso no que diz respeito a domínio
- Normalmente impede que o adversário de pretas responda com o peão do rei.

Na opinião de vocês, qual delas é a ideal? Qual delas você gosta/odeia de usar ou que usem contra vocês? Qualquer sugestão sobre outro movimento inicial é também bem vindo! (No meu caso eu tenho um amigo que sempre que joga de brancas, abre a partida com um dos cavalos).  Vamos ver se conseguimos chegar a solução desse dilema que pelo visto, dura há séculos!
inicial de casas no tabuleiro.

Um comentário:

  1. e4 sempre, seguido de uma muralha de peões, jogo e4 já pensando na promoção do peão

    ResponderExcluir