5 TIPOS DE JOGADORES DE XADREZ


Os 5 tipos mais comuns de jogadores de xadrez (como vencê-los)

Há centenas de milhões de jogadores de xadrez do mundo, classificados entre 100 - 2900 de Rating ELO. Independente da sua força no xadrez, todos os jogadores podem ser subdivididos em 5 categorias. Sabendo em qual categoria o seu adversário pertence, isso pode ajudar significativamente a você decidir qual a estratégia é a mais eficaz.


1. O Atacante Maníaco

Esse é muito comum e provavelmente é o tipo mais espetacular dos jogadores de xadrez. Eles tentam imitar Bobby Fischer com "sacrifício, sacrifício, mate", mas muitas vezes essa estratégia não funciona como esperado. Eles gostam de criar complicações partindo para um (mesmo prematuro) ataque insano onde buscam um grande ganho ou grande perda. Em outras palavras, eles são o tipo de jogadores de xadrez, cuja principal arma muitas vezes é surpreender o oponente com uma pressão súbita para ganhar o jogo.

COMO VENCELO-LOS ?
Como jogar contra esses caras: As muitas combinações desses maníacos que atacam não são bem planejadas, seus muitos sacrifícios são quase sempre sem propósitos. A melhor abordagem para jogar contra eles é a de desaceleramento, tomar o seu tempo e encontrar algo que eles perderam quando partiram correndo para sacrificar a torre/cavalo/bispo/dama em um ataque. Em 90% de vezes que você vai encontrar algo. E Então puna o seu adversário pelo jogo impreciso.


2. O Jogador Passivo

Esse é um outro tipo bastante comum entre os jogadores de xadrez. Eles jogam muito passivamente, sem correr quaisquer riscos que sejam. Eles são completamente opostos aos atacadores maníacos. E Essa é a sua fraqueza. Às vezes, esses jogadores não optarão ganhar um peão só porque ele se "sentirá inseguro" e essa ação envolve um montante mínimo de risco.
COMO VENCELO-LOS ?
Como jogar contra esses caras: este é provavelmente o tipo mais fácil de jogadores de xadrez para se jogar contra. A idéia principal é chegar a um plano e executá-lo imediatamente. O Jogador passivo vai reagir às ameaças jogando sem ter um plano bem definido e assim ele irá criando momentos difíceis para si próprio.


3. O Trocador

Estes são o tipo de jogadores que gostam de trocar peças cada vez que há uma chance para ocorrer uma troca. Seu objetivo é a troca de todas as peças para depois empatar ou eventualmente ganhar o jogo. Estes jogadores gostam de jogar finais de jogo, e estão tentando evitar a todo custo qualquer complicação no meio-jogo.
COMO VENCELO-LOS ?
Como jogar contra esses caras: Veja essa característica deles como sua fraqueza. Troque suas peças passivas/inferiores pelas peças boas/ativas do seu oponente (ou seja, cavalos pelos bispos em posições abertas, etc) e administre sobre a melhoria da qualidade de suas peças restantes para ganhar o jogo.


4. O Perfeccionista

Este tipo de jogadores de xadrez tentam encontrar absolutamente a melhor jogada possível no tabuleiro. Eles não vão se contentar com nada menos do que o lance perfeito. Eles vão analisar uma posição simples por 45 minutos apenas para decidir qual das duas torres irão de usar para ocupar uma coluna aberta. Há dois problemas principais com esta abordagem: 1º - Os movimentos perfeitos geralmente não existem em muitas posições do xadrez prático. 2º- Há uma quantidade limitada de tempo que cada jogador tem durante um jogo de xadrez.
COMO VENCELO-LOS ?
Como jogar contra esses caras: você deve administrar principalmente sobre o problema do tempo destes jogadores. Desse modo eles vão começar a cometer erros graves e não serão capazes de manter-se com o jogo estável.


5. O Estrategista

Este tipo de jogadores de xadrez gostam de planejar tudo, desde de um simples movimento de peão até uma complexa sequência de mate em 12. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, a menos que ele seja extremo. Por exemplo, se um estrategista terá de escolher entre um final de jogo fácil com um peão extra, ou um complicado e obscuro meio-jogo, eles certamente ficarão com a segunda opção.

COMO VENCELO-LOS ?
Como jogar contra esses caras: se você está em apuros contra esse tipo de jogador, você não deve se preocupar com ele simplificando uma posição para chegar a uma vitória fácil. Ele provavelmente vai complicar ainda mais a posição. E nesse ponto, seu peão extra ou dois podem não contar muito. Assim, você terá chances iguais de vitória jogando como ele faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário